Pedagogia

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FATECE tem como objetivo:
Oferecer aos seus educandos uma sólida base de conhecimentos, conceitos, posturas e práticas profissionais, nos quais se articulem conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos, para que possam capacitar-se para atuar em processos educativos escolares e não escolares.
Tradicionalmente o pedagogo tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Mas sua atuação vai além dos espaços escolares, se estendendo às empresas, hospitais e tantos outros espaços que requeiram a formação da pessoa humana.


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O curso de pedagogia da Fatece se volta para a formação do profissional dinâmico e comprometido em atuar nos diferentes espaços e processos educativos, assim, destina-se aos concluintes do Ensino Médio e Cursos Técnicos da Rede Pública e/ou Privada; professores; profissionais da educação e demais interessados na área de serviços e apoio educacional.


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Duração do curso: 04 anos
Tipo de formação: Licenciatura
Modalidade do curso: Presencial
Período: Noturno (19h10 às 22h10)
Coordenador: Carolina Fuzaro Bercho
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2796440118637554
E-mail para contato com a coordenação: pedagogia@fatece.edu.br 

 

Recursos:
Disponibilidade de Professores para atendimento fora do horário de aula;
Orientação pedagógica;
Apoio ao estudo através de monitorias;
Incentivo à realização de estágios;
Parcerias internacionais;
Disponibilidade de Biblioteca Virtual



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O perfil profissional do pedagogo deve responder aos desafios contemporâneos, aos impactos da tecnologia, a pluralidade da sala de aula e de outros espaços educativos. Desta forma, em síntese e em consonância com as diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia, o egresso do curso estará apto a: 
• Atuar com ética e compromisso porporcionando o desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva e social de crianças de zero a seis anos, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
• Trabalhar na gestão de espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, relancionando as linguagens dos meios de comunicação à educação, em processos didático-pedagógicos;
• Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, participando da gestão das instituições contribuindo para elaboração,implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos pedagógicos.


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Segundo o censo escolar do ano de 2012 a cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira, dois trabalham sem diploma de ensino superior. O índice de docentes não graduados é maior nas turmas da educação infantil, contrariando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que recomenda, desde 1996, a formação em nível superior. Além da falta de professores devidamente formados em ensino superior, segundo a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Vieira, a idade dos professores que estão nas salas de aula está na faixa de 40 a 50 anos, o que demonstra que as novas gerações também podem e precisam dedicar-se e interessar-se por essa carreira.
Assim, o mercado necessita, sobremaneira, de novos profissionais e formados em Ensino Superior (Pedagogia) para o exercício da docência e atividades correlatas à educação, para atuar em instituições públicas e privadas, desenvolvendo atividades em diversas áreas, dentre as quais se destacam:
• Docência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
• Gestão (Coordenação e Administração Escolar);
• Supervisão e Orientação de Ensino;
• Gestão de Projetos Educacionais;
• Atuação em espaços de aprendizagem não escolares (empresas, hospitais, associações, etc).
Além disso, o Pedagogo pode atuar como empreendedor ou consultor em educação, prestando serviços educacionais de maneira autônoma.


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Antropologia e Cultura (EAD) - Eletiva 80 hs
Arte, Expressão e Movimento 80 hs
Atividades Complementares I 50 hs
Atividades Complementares II 50 hs
Atividades Complementares III 50 hs
Atividades Complementares IV 50 hs
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem 80 hs
Conteúdo e Metodologia de Ensino de Educação Física 0 hs
Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita 40 hs
Desenvolvimento e Infância: Inteligência e Motricidade 80 hs
Didática 80 hs
Direitos Humanos (EAD) - Eletiva 80 hs
Diversidade na Educação 80 hs
Economia e Financiamento da Educação 80 hs
Educação em Espaços não escolares 80 hs
Empreendedorismo (EAD) - Eletiva 80 hs
Estatística aplicada à Educação 80 hs
Estágio Supervisionado: Docência na Educação Básica 80 hs
Estágio Supervisionado: Função Social e Organização do Trabalho na Escola 80 hs
Estágio Supervisionado: Educação em Espaços não escolares 80 hs
Estágio Supervisionado: Gestão Escolar e Educacional 80 hs
Estágio Supervisionado: Metodologias de Ensino 80 hs
Ética (EAD) - Eletiva 80 hs
Filosofia da Educação 80 hs
Fundamentos Filosóficos da Educação 80 hs
Fundamentos Históricos da Educação 80 hs
Fundamentos Sociológicos da Educação 80 hs
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil 80 hs
Fundamentos Teóricos da Alfabetização 80 hs
Fundamentos Teóricos da Educação Inclusiva 80 hs
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Fundamental 80 hs
Gestão Ambiental (EAD) - Eletiva 80 hs
Gestão do Conhecimento (EAD) - Eletiva 80 hs
Gestão Escolar 80 hs
História da Educação 80 hs
Inglês (EAD) - Eletiva 80 hs
LIBRAS (EAD) - Eletiva 80 hs
Metodologia de EJA 0 hs
Metodologia do Ensino de Ciências Humanas 80 hs
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais 80 hs
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa 40 hs
Metodologia do Ensino e Alfabetização Matemática 80 hs
Metodologia e Práticas de Educação Inclusiva 80 hs
Neuro-aprendizagem 40 hs
Organização, Linguagem e Método do trabalho Acadêmico 80 hs
Organização do Ensino: Componentes do processo didático 80 hs
Política e Organização da Educação Básica 80 hs
Práticas de Pesquisa: Desenvolvimento de atividade de Pesquisa 40 hs
Práticas de Pesquisa: Redação e Defesa de Pesquisa Científica 40 hs
Práxis Educativa 40 hs
Psicologia da Educação 80 hs
Sociologia da Educação 80 hs
Tecnologia, Educação e EAD 40 hs
Teoria e Prática da Educação de Jovens e Adultos 80 hs
Teorias do Currículo Escolar 40 hs
Carga Horária Total do Curso 3800 hs
Total de horas - Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório 400 hs
Total de horas - Atividades Complementares 200 hs
Total de horas - Disciplinas Eletivas 640 hs