O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FATECE tem como objetivo:
Oferecer aos seus educandos uma sólida base de conhecimentos, conceitos, posturas e práticas profissionais, nos quais se articulem conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos, para que possam capacitar-se para atuar em processos educativos escolares e não escolares.
Tradicionalmente o pedagogo tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Mas sua atuação vai além dos espaços escolares, se estendendo às empresas, hospitais e tantos outros espaços que requeiram a formação da pessoa humana.
O curso de pedagogia da Fatece se volta para a formação do profissional dinâmico e comprometido em atuar nos diferentes espaços e processos educativos, assim, destina-se aos concluintes do Ensino Médio e Cursos Técnicos da Rede Pública e/ou Privada; professores; profissionais da educação e demais interessados na área de serviços e apoio educacional.
Duração do curso: 04 anos
Tipo de formação: Licenciatura
Modalidade do curso: Presencial
Período: Noturno (18h30 às 22h50)
Coordenador: Andréa Calderan
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1763993732987192
E-mail para contato com a coordenação: pedagogia@fatece.edu.br
Recursos:
Disponibilidade de Professores para atendimento fora do horário de aula;
Orientação pedagógica;
Apoio ao estudo através de monitorias;
Incentivo à realização de estágios;
Parcerias internacionais;
Disponibilidade de Biblioteca Virtual
O perfil profissional do pedagogo deve responder aos desafios contemporâneos, aos impactos da tecnologia, a pluralidade da sala de aula e de outros espaços educativos. Desta forma, em síntese e em consonância com as diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia, o egresso do curso estará apto a:
• Atuar com ética e compromisso porporcionando o desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva e social de crianças de zero a seis anos, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
• Trabalhar na gestão de espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, relancionando as linguagens dos meios de comunicação à educação, em processos didático-pedagógicos;
• Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, participando da gestão das instituições contribuindo para elaboração,implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos pedagógicos.
Segundo o censo escolar do ano de 2012 a cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira, dois trabalham sem diploma de ensino superior. O índice de docentes não graduados é maior nas turmas da educação infantil, contrariando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que recomenda, desde 1996, a formação em nível superior. Além da falta de professores devidamente formados em ensino superior, segundo a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Vieira, a idade dos professores que estão nas salas de aula está na faixa de 40 a 50 anos, o que demonstra que as novas gerações também podem e precisam dedicar-se e interessar-se por essa carreira.
Assim, o mercado necessita, sobremaneira, de novos profissionais e formados em Ensino Superior (Pedagogia) para o exercício da docência e atividades correlatas à educação, para atuar em instituições públicas e privadas, desenvolvendo atividades em diversas áreas, dentre as quais se destacam:
• Docência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
• Gestão (Coordenação e Administração Escolar);
• Supervisão e Orientação de Ensino;
• Gestão de Projetos Educacionais;
• Atuação em espaços de aprendizagem não escolares (empresas, hospitais, associações, etc).
Além disso, o Pedagogo pode atuar como empreendedor ou consultor em educação, prestando serviços educacionais de maneira autônoma.
Portaria SERES/MEC Nº 918, de 27/12/2018 e publicada no D.O.U. No 249, Seção 1, Pág. 204 de 28/12/2018
1º Semestre | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Organização, Linguagem e Método do trabalho Acadêmico | 60 | -- | 20 | -- | 80 |
Fundamentos Sociológicos da Educação | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
Fundamentos Históricos da Educação | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
Fundamentos Filosóficos da Educação | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
Eletivas I | 80 | -- | -- | -- | 80 |
TOTAL | 275 | -- | 80 | 45 | 400 |
2º Semestre | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Psicologia da Educação | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
Sociologia da Educação | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
História da Educação | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
Filosofia da Educação | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
Eletivas II | 80 | -- | -- | -- | 80 |
TOTAL | 260 | -- | 80 | 60 | 400 |
3º Semestre | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Didática | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
Política e Organização da Educação Básica | -- | 65 | -- | 15 | 80 |
Fundamentos Teóricos da Educação Inclusiva | -- | 65 | -- | 15 | 80 |
Desenvolvimento e Infância: Inteligência e Motricidade | -- | 65 | -- | 15 | 80 |
Eletivas III | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Estágio Supervisionado: Função Social e Organização do Trabalho na Escola | -- | -- | 80 | -- | 80 |
TOTAL | 45 | 275 | 100 | 60 | 480 |
4º Semestre | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Organização do Ensino: Componentes doprocesso didático | -- | 45 | 20 | 15 | 80 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
Neuro-aprendizagem | -- | 40 | -- | -- | 40 |
Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita | 30 | 10 | -- | 15 | 80 |
Metodologia e Práticas de Educação Inclusiva | -- | 45 | 20 | 15 | 80 |
Eletivas IV | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Estágio Supervisionado: Docência na Educação Básica | -- | 80 | -- | -- | 80 |
TOTAL | 45 | 320 | 70 | 45 | 480 |
5º Semestre | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Fundamentos Teóricos da Alfabetização | 65 | -- | -- | 15 | 80 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Fundamental | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
Teorias do Currículo Escolar | 30 | -- | 10 | -- | 40 |
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa | -- | 30 | 10 | -- | 40 |
Metodologia do Ensino e Alfabetização Matemática | -- | 45 | 20 | 15 | 80 |
Eletivas V | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Estágio Supervisionado: Ciclo de Alfabetização | -- | -- | 80 | -- | 80 |
TOTAL | 140 | 155 | 140 | 45 | 480 |
6º Semestre | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Gestão Escolar | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Metodologia do Ensino de Ciências Humanas | -- | 45 | 20 | 15 | 80 |
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais | -- | 45 | 20 | 15 | 80 |
Arte, Expressão e Movimento | -- | 30 | 10 | -- | 80 |
Diversidade na Educação | -- | 40 | -- | -- | 40 |
Eletivas VI | -- | 60 | 20 | -- | 80 |
Estágio Supervisionado: Gestão Escolar e Educacional | -- | -- | 80 | -- | 80 |
TOTAL | -- | 300 | 150 | 30 | 480 |
7º Semestre | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Práticas de Pesquisa: Desenvolvimento de atividade de Pesquisa | -- | 30 | 10 | -- | 40 |
Práxis Educativa | -- | 25 | -- | 15 | 40 |
Educação em Espaços não escolares | -- | 50 | 10 | 20 | 80 |
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem | -- | 45 | 20 | 15 | 80 |
Libras | -- | 60 | 20 | -- | 80 |
Eletivas VII | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Estágio Supervisionado: Educação em Espaços não escolares | -- | -- | 80 | -- | 80 |
TOTAL | -- | 290 | 140 | 50 | 480 |
8º Semestre | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Tecnologia, Educação e EAD | -- | 40 | -- | -- | 40 |
Práticas de Pesquisa: Redação e Defesa de Pesquisa Científica | -- | 30 | 10 | -- | 40 |
Teoria e Prática da Educação de Jovens e Adultos | 45 | -- | 20 | 15 | 80 |
Estatística aplicada à Educação | -- | 45 | 20 | 15 | 80 |
Economia e Financiamento da Educação | -- | 65 | -- | 15 | 80 |
Eletivas VIII | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Atividades Complementares | -- | -- | -- | -- | 200 |
TOTAL | 45 | 260 | 50 | 45 | 600 |
ELETIVA - 1º SEMESTRE | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Direitos Humanos | 80 | -- | -- | -- | 80 |
Currículo e Gênero | 80 | -- | -- | -- | 80 |
Direitos Humanos, Inclusão e Interseccionalidades | 80 | -- | -- | -- | 80 |
ELETIVA - 2º SEMESTRE | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Gestão do Conhecimento | 80 | -- | -- | -- | 80 |
Currículo e Desafios Contemporâneos | 80 | -- | -- | -- | 80 |
De onde vem o conhecimento | 80 | -- | -- | -- | 80 |
ELETIVA - 3º SEMESTRE | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Inglês Instrumental | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Em direção a uma verdadeira prática inclusiva | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Geração e Processos Educativos: jovens, adultos e envelhecimento | -- | 80 | -- | -- | 80 |
ELETIVA - 4º SEMESTRE | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Gestão Ambiental | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Responsabilidade Social e Ambiental | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Educação ambiental | -- | 80 | -- | -- | 80 |
ELETIVA - 5º SEMESTRE | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Ética | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Sustentabilidade | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Educação ambiental e cidadania | -- | 80 | -- | -- | 80 |
ELETIVA - 6º SEMESTRE | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Libras - iniciante | -- | 60 | 20 | -- | 80 |
Libras - avançado | -- | 60 | 20 | -- | 80 |
Educação Inclusiva | -- | 60 | 20 | -- | 80 |
ELETIVA - 7º SEMESTRE | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Antropologia e Cultura | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Sociedade Cultura e Cidadania | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Relações étnico-raciais, ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras, africanas e Indígenas | -- | 80 | -- | -- | 80 |
ELETIVA - 8º SEMESTRE | Grupo I(teórica) | Grupo II(teórica) | Grupo III(prática) | Extensão | Total |
---|---|---|---|---|---|
Empreendedorismo | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Gestão da Inovação | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Gestão de Pessoas | -- | 80 | -- | -- | 80 |
Total | |
---|---|
Total da Carga Horária do Curso | 3800 |
Total de Horas Teóricas | 2410 |
Total de Horas Práticas | 410 |
Total de Horas de Extensão | 380 |
Total de Horas de Estágio Supervisionado | 400 |
Total de Horas de Atividades Complementares | 200 |
Av. Painguás, 225/243 - Jd. Urupês - Pirassununga - SP
CEP: 13630-272
Tel: (19) 3561-1543 / 3561-8486
Whatsapp 1: (19)9 9392-0624
Whatsapp 2: (19)9 9615-0487
Whatsapp 3: (19)9 9184-0620
Atendimento de Segunda a Sexta: 12:00h às 21:00h